Saturday 18 April 2009

Os Dispensáveis




















O filme mais aguardado do ano. Para mim, claro está, mas duvido que esteja sozinho. Lembram-se de quando o Inglorious Basterds do Tarantino era para se chamar Inglorious Bastards e juntar as estrelas de acção chunga todinhas numa só película? Pois bem, entretanto o Tarantas abichanou e foi lá buscar o Brad Pitt, o Mike Myers (a.k.a Austin Powers), Michael Fassbender e parafraseando um adepto do Benfica, uj ôtos todj. Sylvester Stallone acabou por se aborrecer pelo facto do realizador de Pulp Fiction ter escolhido actores (mais) choninhas e decidiu portanto fazer o seu próprio filme de "tipos duros como calhaus numa missão para limpar o sarampo a um pulha".

A película em questão tem o sugestivo título The Expendables e conta entre o seu elenco com algumas das mais carismáticas estrelas da acção chunga (e alguma menos chunga) dos últimos vinte anos. Estou a falar de Arnold Schwarzenegger, o próprio Stallone, Eric Roberts, Dolph Lundgren, Jason Statham, Jet Li e o recentemente nomeado para oscar, Mickey Rourke. Porra, só falar nisto deu-me tesão, mas se calhar é de mijo. É o próprio Stallone que, além de realizar, escreve, portanto estou minimamente descansado - até porque gostei do Rocky Balboa e do Rambo, apesar de no último haver ali muita juventude que falece á papo-seco. Seja como for, os malandros da Empire tiveram a amabilidade e conveniência de no seu site mostrar ao público as primeiras fotos das filmagens daquilo que parece se irá tornar, esperemos, um filme do catano. É que mesmo que seja mau, vai ser bom. E mesmo que seja bom, vai ser mau. O que é óptimo.



































Na primeira foto deste grupo Stallone (aqui no papel de Barney Ross) corre desalmadamente como se estivesse aflito para fazer um bom chichi, o que evidencia a excelente forma física deste tipo de 62 anos. Se eu tiver oportunidade de chegar a esta idade, julgo que a cada três metros tenho uma trombose. Se bem que Stallone já tem cara de quem teve uma trombose. Pois. Logo debaixo da primeira imagem temos uma foto que não vale um tusto mas que mostra Eric Roberts e o calhau Steve Austin do wrestling a voar, tudo porque alegadamente terá arrebentado uma bomba. Na outra em que Stallone está sozinho, bem, ele tem uma pistola. Se calhar não está bem sozinho. E finalizando, cá em baixo tal como o tiroliroló, estão Sylvester e Jason Statham, como Lee Christmas. De destacar que os dois têm boné. O porquê de destacar isto, bem, passa-me ao lado.

Bonito, sim senhor. Perfeito? Longe disso. Nem toda a turma "chunga" quis participar neste épico. O João Cláudio Van Damme e Kurt Russell fizeram-se de esquisitos e recusaram o convite de Stallone. A meu ver, mal, porque adorava ver o francês a dar pontapés rotativos nas fuças de certos indivíduos. Desde JCVD que Van Damme pensa que é um actor digno de outros papéis. Cá para mim é mas é parvo. Já quanto a Kurt Russell não há ainda grandes certezas, nem quanto a algum do cast secundário. É certo que estou com grande expectativa para ver que coelhos ou outro bicho qualquer o Stallone vai tirar da cartola, mas há coisas com que dificilmente conseguirei viver, como a ausência de Lorenzo Lamas, Michael Dudikoff, Bolo Yeung, Steven Seagal ou Chuck Norris (principalmente) deste autêntico leviatã que é The Expendables. Mas já dizia o outro, não se pode ter tudo. Mas é pena.





















No comments: